Afinal, o que é psicoterapia? (Parte 03/04)

Banner-radio-jsv--007
“Qual a função do Psicólogo Clínico e como ele pode nos ajudar nas angústias do dia a dia, essa é a terceira parte do texto sobre Psicologia na nossa querida Psicóloga Barbara Maria Ribeiro.” (Nota Editorial JSV)

O que faz o psicólogo clínico? Ele acolhe, valida, diagnostica alguém que está em sofrimento mental e emocional, seja devido a um transtorno mental como depressão, por exemplo, em estado de luto por ter perdido alguém importante, seja por morte ou separação, a perda de um emprego, a mudança de cidade, o nascimento de um filho, sim, não são só as coisas ruins que nos desestruturam, acontecimentos que podem ser considerados motivo de felicidade também nos afetam, pois provocam mudanças, dúvidas, colocam nossa auto avaliação em cheque, será que vou dar conta de tudo isso?

Serei capaz de corresponder ao que esperam de mim nessa promoção que recebi, estarei à altura de todas essas demandas? Todos esses questionamentos nos trazem angústias que também refletem em nosso físico, pois adoecemos primeiro no emocional, alguém já disse que o nosso corpo é o palco das nossas emoções e com isso vem a insônia, os incômodos digestivos, algumas doenças de pele, cefaleias (dores de cabeça), um estado constante de ansiedade como se algo ruim estivesse prestes a acontecer.

Existem outros estados também passíveis de atenção, tais como o pânico, a bipolaridade, a ansiedade crônica, transtornos do desenvolvimento como o TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), alcoolismo, oniomania (compulsão por compras), acumulação, transtornos alimentares como bulimia, anorexia, obesidade, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e assim por diante.

Não deixe de ler o próximo post, temos certeza que você irá gostar.

Avatar-002Barbara Maria Ribeiro

Psicóloga Clínica – Mestra em Psicologia da Saúde pela UMESP

Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP tem ajudado diversas pessoas nos últimos anos a encontrar um caminho melhor para as angústias do dia a dia.

Escute e curta o áudio da postagem:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo